MILAGRE EUCARÍSTICO DE AVIGNON

 

A cidade de Avignon, na França, é conhecida por ter sido a residência dos papas, mas a razão prioncipal que leva tantos peregrinos para lá é "O Milsgre Eucarístico" que lá ocorreu.
Para podermos entender o significado do Milagre Eucarístico, temos que nos reportar ao ano de 1226, ou seja, 217 anos antes da ocorrência do milagre.
A heresia propagada por todo o sul da França, a qual rechassava todos os sacramentos, principalmente o matrimônio e a Eucaristia, foi condenada pela igreja no século XI, mas os albinenses reagiram e começaram a atacar o governo e eram poderosos, possuindo muitas fortalezas. Para combater os ataques albinenses, o rei Luis VIII, pai de São Luis IX, construiu uma igreja em homenagem ao Santíssimo Sacramento, escolhendo o dia 14 de setembro de 1226, como o dia da festa de exaltação à Santa Cruz.
O reis esperou a procissão na igreja de Santa Cruz, vestido de saco, amarrado à cintura com uma corda e uma vela nas mãos. Ao seu lado estava o cardeal Legate, toda a corte e muitos fiéis. O Santíssimo permaneceu exposto naquela noite e vários dias, até que o bispo Corbie decidiu que o Santíssimo permanecesses perpetuamente exposto. O costume foi aprovado pela Santa Sé e continuado por seus sucessores até que 200 anos após ocorreu o milagre.

O MILAGRE

Como a igreja acima descrita ficava próxima do rio que passa por Avignon e este a cada 100 anos transbordava causando enchentes, no final do ano de 1433, tiveram uma grande inundação. Nas noites de 29 e 30 de novembro, tiveram a pior enchente. Os sarcedotes da Ordem dos Penitentes de São Francisco que cuidavam da igreja, decidiram ir até lá e Salvar a Eucaristia e trazê-la para um lugar mais alto onde não houvesse enchente, Dois Superiores da Ordem, tomaram um barco e remaram até lá e quando chegaram descubriram que a agua estava até a metade da porta principal, mas quando a abriram surpreenderam-se ao ver que a entrada central da igraja até o altar estava totalmente seco. A agua havia se acumulado à esquerda e à direita, como se houvessem duas paredes contendo-a. A Hóstia Consagrada que se encontrava na Custódia em cima do altar estava a salvo da enchente, completamente seca.

Os dois franciscanos foram buscar outros dois para testemunharem o milagre e juntos levaram o Santíssimo para outra igreja em local seco. Alí oraram juntos e leram a passagem da Biblia do Exôdo (Exôdo 14:21).Os franciscanos registraram o milagre em seus registros que se conservam até hoje. Nasceu o costume de todo 30 de novembro, os frades vestem-se de sacos e caminhando de joelhos rezam ao redor da igreja., dando graças a Nosso Senhor Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento por haver lhes dado um sinal de Sua Poderosa presença. Este milagre relembra a abertura do mar Vermelho para a passagem dos judeus conduzidos por Móises e a divisão do rio Jordão para a passagem da Arca da Aliança. Muitos peregrinos visitam a igreja à margem do rio para venerar o Santíssimo Sacramento.

Nos nossos dias, nos encontramos cativos do materialismo dominante, conduzindo-nos ao ateísmo e libertinagens. Somos pressionados de várias formas pelos meios de comunicação. Drogas, alcool, aborto, relações sexuais desordenadas, egoísmo dominam a vida de multidões. O milagre descrito nos dá uma poderosa arma de força e coragem para resistir a essas paixões baixas e viver o autentico amor cristão. Esse mesmo milagre ocorre todos os dias durante a Consagração na Santa Missa que pode nos livrar dos ataques do maligno.